Cristiano Gun Hazard:
Idéias Boas mal executadas.
Os desafios de perícias da época dos suplementos do D20 (e o TRUE20 também). Tinham os desafios de perícias que eram na prática adicionar +5 na dificuldade e realizar o teste com algum efeito extra. (Estou ignorando os desafios de perícias da quarta edição pois até onde experimentei não passava de uma sequência de testes sujeitas a interpretação do mestre).
A idéia não era ruim mas como os desafios eram escaláveis deixava a desejar no sentido de que todos os níveis pudessem aproveitar deste recurso.
Uma das vantagens da quinta edição é justamente a previsibilidade das dificuldades.
Minha idéia era somar então as mecânicas dos desafios de perícias com os movimentos dos jogos como Apocalipse World e Dungeons World.
Onde:
Os desafios seriam fixos. De acordo com o resultado do teste o jogador teria: fracassado, sucesso a um custo, sucesso esperado e sucesso com um "extra".
Dando algumas opções de custos e extras para o jogador escolher.
Este poderia até ser um substituto para o sistema de perícias convencional.