Welcome, guest! Please login or register.

Autor Tópico: [D&D 5e] Magias de área e cover  (Lida 832 vezes)

Offline Eagleyes

• Já Recebo Espólios
  • Reputação: +3/-0
[D&D 5e] Magias de área e cover
« Online: Junho 14, 2016, 05:26:30 pm »
Estou entrando agora só na quinta edição do D&D e me surgiu uma dúvida na primeira leitura do livro do jogador. Na parte de cobertura (cover) fala que criaturas e personagens garantem half cover para CA e saves de destreza. Isso significa que quando eu usar uma magia de área, os oponentes que estiverem atrás uns dos outros receberiam half cover, fazendo assim a magia apenas causar o efeito maior nas criaturas que estiverem mais perto do ponto de origem?
Peace is a lie

Offline Gun_Hazard

• Anarquista de Plantão
  • Aventureiro Castigado
  • Reputação: +368/-357
    • Falha Crítica
Re:[D&D 5e] Magias de área e cover
« Resposta #1 Online: Junho 14, 2016, 09:57:09 pm »
Boa pergunta, deve ter algo nas erratas sobre isso.

Vou pesquisar.

Achometro (Ou regra falha passível a interpretação do mestre como é a resposta para 90% dos conflitos da 5ª ed):
A Principio esta lógica se encaixa por exemplo para um ataque de cone e raio. Um de circulo é mais complicado, uma bola de fogo de boa pois ela Parte do centro do circulo, já uma coluna de chamas não faria o mesmo sentido...

DONA EDIT:

Regras são regras:

http://dnd.wizards.com/products/tabletop/players-basic-rules

https://media.wizards.com/2015/downloads/dnd/Errata_PH.pdf

Discussão sobre isso:

https://www.reddit.com/r/dndnext/comments/3uq11n/what_is_the_effect_of_cover_against_spells/

Tudo que não é coberto pelas regras é de decisão do mestre.

Então magias de área que tenham uma origem, (tipo raio, bola de fogo, cone) abrem brecha para se esconder atrás de alguém SIM.

A Exceção são as magias que afetam área, sem pontos definidos coluna de chamas por exemplo (nada de falar que está entre as pernas do gigante por isso tem cobertura total...)

Se esta brecha vai ser usada na mesa ou não é de cada grupo.

Mas acho que é válido, uma vez apenas +2 no salvamento é pouco, o problema é alguém tentar explorar isso constantemente, por exemplo sempre se mantendo entre o inimigo corpo-a-corpo e o mago adversário, ou tentar se jogar no chão a cada 2 rodadas, ou justificar que uma área de escuridão mágica, ou invisibilidade,  te garante o bônus contra uma bola de fogo.

« Última modificação: Junho 14, 2016, 10:26:12 pm por Gun_Hazard »
Se não puder ajudar, atrapalhe, o importante é participar!

Não Existem Regras Aqui – Nós Estamos Tentando Realizar Algo!

Offline balard

• Já Recebo Espólios
  • Reputação: +8/-20
« Resposta #2 Online: Junho 15, 2016, 10:00:18 am »
Eu nunca usei essa regra ^^
isso ak é twitter ou assinatura?

@danielbalard

Seja um dragão! Pergunte-me como!

Offline Eagleyes

• Já Recebo Espólios
  • Reputação: +3/-0
« Resposta #3 Online: Junho 15, 2016, 10:14:46 am »
A bola de fogo em especifico diz na descrição da magia que ela passa através das coisas. Então nesse caso eu acho que não existiria cover mas eu não gostei muito dessa ideia de cover para magias de área, apesar de fazer um pouco de sentido.

Outra coisa que não é tão relacionada. Não é mais possível ocupar o mesmo espaço de uma criatura de dois tamanhos maiores que o teu? Como tratar combates contra gigantes ou dragões que eu imagino os jogadores sempre entre as pernas deles ou até mesmo em cima e escalando os monstros?
Peace is a lie

Offline AlexBarros

• The Watcher
  • Derroto Quase Tudo
  • Reputação: +25/-18
  • Feel the Force... Use the Force...
« Resposta #4 Online: Junho 15, 2016, 10:26:19 am »
@Gun: Não acho que este bonus de cover se aplique a Bola de fogo, mesmo havendo um centro para o raio da explosão toda a área explode, é um ataque em área não centrado no inimigo. Realmente para os demais cone e raio se aplicaria sim o cover.

Dona Edit:
Acho que no caso de lutar com uma criatura maior 2+ seu tamanho pode aplicar a regra do 3/4 de cover dando um bônus de +5 para o save. E para alguns ângulos estaria até em total cover.
« Última modificação: Junho 15, 2016, 10:30:49 am por AlexBarros »
"Os talentosos atingem metas que ninguém mais pode atingir; os gênios atingem metas que ninguém mais pode ver" - Arthur Schopenhauer

"Deus conseguiu fazer o mundo em  6 dias porquê não tinha ninguém perguntando quando ia ficar  pronto. Agora para um programador esta frase é feita a cada 6 minutos"

Offline Gun_Hazard

• Anarquista de Plantão
  • Aventureiro Castigado
  • Reputação: +368/-357
    • Falha Crítica
« Resposta #5 Online: Junho 15, 2016, 10:45:34 am »
O bônus da CA dos Anões antes é justamente esta tática de lutar nos pontos cegos dos Gigantes, ou seja, entre as pernas...

No livro "Vikings - Reinos de Pedra" tinha inclusive uma classe de prestígio de anões que escalavam em gigantes para matar eles.

PS: Balard e o se jogar no chão para evitar a boa de fogo? (Levando em consideração que o cara já tivesse se jogado ANTES, ou tivesse ação preparada para isso) Você daria o bônus da cobertura?
Se não puder ajudar, atrapalhe, o importante é participar!

Não Existem Regras Aqui – Nós Estamos Tentando Realizar Algo!

Offline balard

• Já Recebo Espólios
  • Reputação: +8/-20
« Resposta #6 Online: Junho 15, 2016, 10:54:09 am »
Depende. Talvez sim. Eu vou muito mais pro que é divertido e faz sentido. A bola de fogo é só fogo, não é explosão. Teria como justificar as duas opções.

Se foi uma ideia legal de um jogador desesperado pra não morrer ou querendo dar uma incrementada na cena sim. Se for pra combar de alguma maneira onde ele sempre fica lutando no chão, não.
isso ak é twitter ou assinatura?

@danielbalard

Seja um dragão! Pergunte-me como!

Tags:

Com a Resposta Rápida pode usar o código BBC e os smileys como numa mensagem normal, mas muito mais rapidamente.

Alerta: este tópico não recebe novas postagens à pelo menos 120 dias.
A não ser que você esteja certo que quer responder, por favor, considere criar um novo tópico.

Nome: Email:
Anti-spam: complete the task