Autor Tópico: Mesa Rotativa  (Lida 677 vezes)

Offline balard

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Mesa Rotativa
« Online: Maio 24, 2016, 02:06:05 pm »
É uma mesa onde qq jogador pode assumir qq personagem. Assim como outros jogadores podem assumir o papel de narrador. Ela usa um sistema de regras simplificado.

Seriam 4 classes, 4 jogadores jogando a qq momento.
Fighter - Wizard - Thief - Cleric

Num tópico de jogadores, qq usuário poderia assumir um personagem não controlado, ou abrir mão de controlar um personagem. Um jogador que fique 24 horas sem postar poderia ser substituído, assim como o mestre.

4 atributos:
Força
Inteligência
Destreza
Sabedoria

Os atributos são de 4 a 1. O atributo principal é sempre 4, os outros vão de 3 a 1 de acordo com quem estiver controlando o personagem.
Jogadores tem 10 de vida, e tomam dano se fracassarem em testes ou se os inimigos forem bem sucedidos.
Cada personagem tem um conjunto de skills com bonus de 1 a 3. Ele pode usar skills q não possua(e não sejam mágicas) com um modificador de 0. Cada jogador que assumir um personagem pode alterar os valores das skills, mantendo o menos conjunto de valores.
Os testes são feitos com 2d6+atributo+skill. A dificuldade média é 10. O mestre usa uma dificuldade só para a cena toda. Caso o jogador descreva uma ação muito perfeitamente adequada pra cena ou muito ruim, o mestre pode aumentar ou diminuir a dificuldade daquele jogador. O mesmo vale para inimigos que tenham condições ótimas ou horríveis.

A cada cena os jogadores decidem que skill usar. Pode existir oposição ou não. Se existir oposição ela executa o mesmo teste que cada jogador fez, usando as mesmas skills e atributos. Em caso de oposições múltiplas, ou o mestre decide quem opôe aquem ou deixa a cargo dos jogadores ao declarar a ação. A dificuldade da ação fica a cargo do mestre, normalmente uma só para o encontro inteiro.

Skills:
Luta armada(Força): Você vai pro pau com os inimigos. Só pode ser usado se tiver inimigos perto. Jogador Pass: Causa 1dForça de dano ou kills ou acaba o combate. Jogador Fail: Toma 1d3 de dano. Inimigo Pass: Causa 1dForça de dano. Inimigo Fail: Toma 1d3 de ano.
Movimentação(Dex): Se aproxima ou se afasta dos inimigos. JP: Se aproxima ou se afasta. JF: Não se movimenta. IP: Causa 1dDex de dano. IF: Toma 1dDex de dano.

Ataques a Distância(Dex): Você usa armas e magias para atacar a distancia. Não toma dano a menos que o inimigo também use. Só pode ser usada se o inimigo estiver a distancia. JP: Causa 1dDex de dano ou kills ou acaba o combate. JF: Não causa dano. Inimigo Pass: Causa 1dDex de dano ou se aproxima. Inimigo Fail: Nada
Estratégia(Int): Aproxima ou afasta todos os inimigos dos aliados, menos de vc. JP: Aproxima ou afasta todos os inimigos dos aliados, menos de você. JF: Toma 1dInt de dano. IP: Aproxima ou afasta todos os inimigos de vc. IF: Toma 1dInt de dano.
Liderança(Sab): Cura 1 de todos os jogadoes e dá um bonus de +1 nos seus testes. JP: dá um bonus de +1 nos seus testes para os jogadores. JF: Toma 1dSab de dano. IP: Todos os inimigos recebem +1 nos testes. IF: Cura 1 de todos os jogadoes.

Conhecimento(Int): Descobre tem alguma informação sobre um problema presente.
Diplomacia(Sab): Resolve um problema na conversa.
Atletismo(For): Supera um obstáculo com uma explosão de movimento ou força.
Furtividade(Dex): Supera um obstáculo com sutileza e precisão de movimentos.

Dardos Místicos(Int): ataca um inimigo a distancia. JP: Causa 1dInt de dano ou 1 kill ou acaba o combate. JF: Toma 1dInt de dano. Inimigo Pass: Causa 1dDex de dano ou se aproxima. Inimigo Fail: Toma 1dInt de dano.
Bola de Fogo(Int): ataca vários inimigos a distancia. JP: Causa 1dInt de dano ou kills ou acaba o combate. JF: Toma 1dInt de dano. Inimigo Pass: se aproxima. Inimigo Fail: Toma 1dInt de dano.
Escudo(Int): Fica imune a um ataque. JP: Fica imune ao próximo ataque. JF: Toma 1dInt de dano. Inimigo Pass: Causa 1dFor de dano ou se aproxima. Inimigo Fail: Nada.

Fire(Int): Atace ou ilumina a area.
Ice(Int): Ataca ou cria estruturas.
Thunder(Int): Ataca ou paralisa inimigos.

Curar Ferimentos(Sab): Restaura pontos de vida.
Atordoar Inimigos(Sab): Paralisa inimigos.
Proteção da Fé(Sab): Todos os jogadores ficam imunes a dano nesta rodada.

Cure(Sab): Cura dano.
Protect(Sab): Absorve Ataques.
Dispel(Sab): Desfaz efeitos de magias ativas.


Fighter - Força

Skills: 3 3 2 2 2 1 1 1
Luta Armada
Movimentação
Ataque a distância
Luta Desarmada
Atletismo
Diplomacia
Estratégia
Liderença

Rogue - Destreza 3 3 2 2 2 1 1 1
Luta Armada
Movimentação
Luta Desarmada
Ataque a Distancia
Atletismo
Furtividade
Conhecimento
Diplomacia

Mago - Inteligência 3 2 2 2 2 1 1 0
Luta Armada
Movimentação
Ataque a Distância
Conhecimento
Estratégia
Dardos Místicos
Fireball
Escudo

Clérigo - Sabedoria 3 2 2 2 2 1 1 0
Luta Armada
Movimentação
Liderança
Diplomacia
Conhecimento
Curar Ferimentos
Atordoar Inimigos
Proteção da Fé
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@danielbalard

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Offline balard

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Re:Mesa Rotativa
« Resposta #1 Online: Maio 24, 2016, 02:06:21 pm »

A ideia seria um sistema que favorecesse poucas trocas de mensagens por conflito/cena resolvidos, deixando a cargo do mestre e dos jogadores florear e descrever os acontecimentos, inspirado pelo Apocalypse World e afins. Teria uma história explicando pq os personagens ficam mudando.

EX:
1 narrador com 4 jogadores.
Cena: Vocês precisam atravessar a caverna dos goblins para entrar na torre do feiticeiro. Uma horda de goblins covardes mas sedentos de sangue está nela. A dificuldade média é 10.
Fighter: Eu abro caminho na porrada, usando minha espada para cortar qq goblim que passar.
Roll: 2d6+7(força 4 e combate armado 3)
Rogue: Eu aproveito a distração do fighter e me esgueiro pelas sombras.
Roll: 2d6+6(destreza 4 e furtividade 2)
Wizard: eu Invoco uma bola de fogo para espalhar os goblins!
Roll:2d6+5(inteligencia 4 e fogo 1)
Cleric: Eu corro pela minha vida!
Roll: 2d6+3(Força 3 e atletismo 0)

Mestre: Se esgueirar numa caverna lotada de goblins que enxergam no escuro é especialmente difícil. A distração do fighter e do wizard são boas, mas nem tanto. A dificuldade é 12. Usar um ataque em áera e de fogo é especialmente eficiente contra goblins superticiosos e acostumados com o escuro. A dificuldade do wizard é 6.
Ele rola a oposição dos goblins(goblins teriam uma ficha com os 4 atributos e as skills relevantes) e em seguida descreveria os resultados. Ele poderia deixar alguns resultados para serem descritos pelos jogadores se quisesse. A seguir redescreveria a cena ou passaria para a próxima.
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Offline AlexBarros

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Re:Mesa Rotativa
« Resposta #2 Online: Maio 25, 2016, 08:29:05 am »
tu colocou lá que se em 24h da última postagem poderiam ser trocados mestre e jogadores. Mas como o mestre pode por exemplo passar a vez? Ele escolhe alguém? teria um rodízio certo (caso a mesa não fosse abandonada) entre os jogadores e mestre?
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Offline balard

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Re:Mesa Rotativa
« Resposta #3 Online: Maio 26, 2016, 01:23:29 pm »
Não, qq um assume :)
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