Welcome, guest! Please login or register.

Autor Tópico: A quinta edição do D&D será ou não um "Old School"?  (Lida 4427 vezes)

Offline Rakkation

• Mascotinho do Grupo
  • Reputação: +3/-4
  • Bad Motherfucker!!
A quinta edição do D&D será ou não um "Old School"?
« Online: Fevereiro 26, 2013, 02:24:45 pm »
Sim , mas também das edições mais antigas. No Next, eles tentam resgatar alguns elementos dos D&Ds mais velhos; justamente aqueles que servem de princípios e bases para a OSR.

Não estou falando que é errado da parte da WoTC, mas pelo menos pra mim está bem claro que essa nova aposta se baseia muito no que os caras da OSR fizeram.
« Última modificação: Fevereiro 27, 2013, 05:24:45 pm por Gun_Hazard »

Offline Gun_Hazard

• Anarquista de Plantão
  • Aventureiro Castigado
  • Reputação: +368/-357
    • Falha Crítica
Re:Será o D&D 5 um retro-clone?
« Resposta #1 Online: Fevereiro 26, 2013, 02:47:18 pm »
No Next, eles tentam resgatar alguns elementos dos D&Ds mais velhos.

E você acreditou no Papai Noel também?

Na cabeça do Mearls ter um D&D mais Clássico é: "Não se pode curar durante o combate", ou "Só Clérigo pode curar o Grupo". Fora isso o que tem nos Playtests do Next é é sequer parecido com qualquer coisa do OSR e retro-clones da vida?
Se não puder ajudar, atrapalhe, o importante é participar!

Não Existem Regras Aqui – Nós Estamos Tentando Realizar Algo!

Offline balard

• Já Recebo Espólios
  • Reputação: +8/-20
« Resposta #2 Online: Fevereiro 26, 2013, 03:05:18 pm »
mas os caras da OSR tem ANOS. O Labirinth Lords tem uns 5 anos já, o tunnels & troll deve ter isso tb e q a paizo faz não tem nada a ver com OSR...

O q eles viram(e q vem sendo falando desde q vender pdfs virou uma Coisa), é q eles tem rios de dinheiro parado, q o povo quer comprar os produtos deles. Antes eles tavam tratando edições antigas como se fossem concorrentes, e agora pararam. Canta-se a pedra de vender edições antigas de D&D desda 3a.

E o Mearls tb não tem poder pra fazer essa decisão. Ele é head designer, isso quem fez é o diretor do marca e provavelmente acima dele.

A mudança maior foi eles largarem o medo fóbico de pdfs escroto q dominou a 4a edição. Isso foi uma coisa q pesou bem contra eles.

Agora, é obvio q o sucesso do pathfinder e dos OSR ajudou eles a tomarem essa decisão. Só não acho q eles são maus por isso. Acho q eram maus por NÃO fazer isso antes.
isso ak é twitter ou assinatura?

@danielbalard

Seja um dragão! Pergunte-me como!

Offline Rakkation

• Mascotinho do Grupo
  • Bad Motherfucker!!
« Resposta #3 Online: Fevereiro 26, 2013, 03:23:43 pm »
Não falei que Paizo tem a ver com OSR, falei que a WoTC só tinha que se preocupar com ela antigamente, porque era a única que pegou o que havia sido descartado pela Hasbro e transformou num produto extremamente rentável. Mas aí veio a OSR e pegou todo o restante do que havia se tornado lixo e, adivinha?, transformou em produtos altamente rentáveis também.

No mais, o D&D Next pega muito do passado sim, Gun, isso ficou explícito nos comentários do Cook. Porém, com a saída dele, várias coisas devem ter mudado, claro, mas ainda assim tem muita influência dos tais elementos que se perderam na 3.5 e principalmente 4th.

E é ísso aí, de uma visão capitalista, não há nada de errado nisso e nas vendas do DnD Classics.

Offline balard

• Já Recebo Espólios
« Resposta #4 Online: Fevereiro 26, 2013, 04:36:19 pm »
Tem nada de 4a na 5a... Infelizmente.

@danielbalard

Offline Rakkation

• Mascotinho do Grupo
  • Bad Motherfucker!!
« Resposta #5 Online: Fevereiro 26, 2013, 04:47:16 pm »
Muita gente se decepcionou por causa disso. Mas eu gostei muito, tendo em vista que não curto a 4th.

Se bem que passei da fase de consumir um monte de sistemas e tal. Para eu comprar a Next, só se for algo realmente avassalador, que mdue todos os parâmetros do RPG até então. Se não, vou continuar com os retro-clones e deu.

Offline AlexBarros

• The Watcher
  • Derroto Quase Tudo
  • Reputação: +25/-18
  • Feel the Force... Use the Force...
« Resposta #6 Online: Fevereiro 26, 2013, 05:06:05 pm »
Esse último pacote de testes do 5ed eu não vi. Mas os anteriores estavam muito bons. O caminho que parecia que iria seguir me interessava, pois estava resgatando coisas do AD&D e do 3.x que eu gostava de ver. E que com o tempo foi se perdendo.

O 4Ed eu nunca joguei, cheguei a ler alguma coisa mas jogar mesmo nunca. Pode ser uma visão muito limitada e errada mas eu via o 4Ed como um jogo de video game estilo Diablo ou mesmo os Kotor. Não me chamou a atenção.
"Os talentosos atingem metas que ninguém mais pode atingir; os gênios atingem metas que ninguém mais pode ver" - Arthur Schopenhauer

"Deus conseguiu fazer o mundo em  6 dias porquê não tinha ninguém perguntando quando ia ficar  pronto. Agora para um programador esta frase é feita a cada 6 minutos"

Offline Rakkation

• Mascotinho do Grupo
  • Bad Motherfucker!!
« Resposta #7 Online: Fevereiro 26, 2013, 05:19:02 pm »
FFT

Offline Gun_Hazard

• Anarquista de Plantão
  • Aventureiro Castigado
    • Falha Crítica
« Resposta #8 Online: Fevereiro 26, 2013, 05:45:52 pm »
No mais, o D&D Next pega muito do passado sim, Gun...

Cite alguma coisa destas que você acha que tem e que tenha no play-test.

Offline Rakkation

• Mascotinho do Grupo
  • Bad Motherfucker!!
« Resposta #9 Online: Fevereiro 26, 2013, 07:20:43 pm »
Não vou fazer citação um por um, vou falar por alto e aí você vai concordar comigo. A primeira delas é a total desquitação com a 4th edição, que é vista como um pólo contrário aos elementos das edições mais velhas. A segunda é o fato de dar ao jogo um caráter mais simples sem ser simplista; aplaudindo o contar de histórias em vez de táticas de wargame. A terceira é o enxugar de regras e a facilidade em começar a jogar; ataques de oportunidades até para soltar um peido? Aí fode.

Entre outras coisas. Claro que é outro jogo, claro que a mecânica mudou, claro que tudo é novo, mas é inegável que eles saíram da trilha que estavam seguindo com o 4th e pegaram uma transversal cujos jogos old school acabam desembocando.

Offline Gun_Hazard

• Anarquista de Plantão
  • Aventureiro Castigado
    • Falha Crítica
« Resposta #10 Online: Fevereiro 26, 2013, 08:17:13 pm »

Não vou fazer citação um por um
Vamos ver se consegue pelo menos um...

A primeira delas é a total desquitação com a 4th edição
Muito vago.. dizer que a 5ª não é a 4ª é o mesmo que dizer que a 1ª não é a 2ª eu disse elementos.

E outra eu queria que voce me citasse elementos presentes nas versões anteriores (preferencia a primeira) e que TEM nos play-tests.

Não para voce vir marotamente me dizer qual elemento da 4ª edição não tem...

que é vista como um pólo contrário aos elementos das edições mais velhas.
Isto também pode ser questionado, mas como disse na replica acima eu quero que voce me mostre o que TEM não o que NÃO TEM.

A segunda é o fato de dar ao jogo um caráter mais simples sem ser simplista
Muito vago...

Como ela faz isso com o material do ultimo play test play-test?

Que elementos concretos de jogo ela usa ou não usa para isso?

aplaudindo o contar de histórias em vez de táticas de wargame.

Nossa que entusiasmo, mas novamente como ela faz isso?

A terceira é o enxugar de regras e a facilidade em começar a jogar

Sério mesmo que voce acha isso?

Pelo que eu li do play-test a 5ª edição está com inumeros subsistemas separados a mais as versões originais.

Entenda subsistema como uma forma isolada de ttratar um problema isolado, por exemplo, as manobras de guerreiro são um subsistema, as magias outro, as pericias outro, os salvamentos outros, etc.

Sobre este aspecto a tendência é o jogo da 5ª edição ser o mais complexo de todos (pelo menos com o seu Core) inclusive que a 4ª que tratava todos os poderes como um único subsistema.

Então "enxugar as regras" é argumento invalido ao comparar com as versões originais...

ataques de oportunidades até para soltar um peido? Aí fode.

Ataques de oportunidade ainda estão lá... não sei se tem no último play-test pois posso confundir um com outro, mas lembro do Mearls falando em mante-los...

Entre outras coisas. Claro que é outro jogo, claro que a mecânica mudou, claro que tudo é novo,

...

mas é inegável que eles saíram da trilha que estavam seguindo com o 4th e pegaram uma transversal cujos jogos old school acabam desembocando.

Você se diz tão entendendor de jogos old school e não conseguiu citar nenhum dos pontos deles presente no play-test da quinta edição.

Ou seja se você não sabe o que é ser old school como pode alegar que a 5ª edição vai ser old school?

Claro que você pode tentar sair pela tangente com o argumeto "ser old school é não ser D&D 4ªedição."

Mas só reforça que voce não sabe do que está falando...

Offline Rakkation

• Mascotinho do Grupo
  • Bad Motherfucker!!
« Resposta #11 Online: Fevereiro 26, 2013, 08:53:01 pm »
Rapaz, o que você acha não me importa. Você querer rebater meus argumentos, que nem argumentos são -- são fatos inclusive ratificados pelo Monte Cook --, não muda em nada. É o mesmo que acreditar que o céu não é azul: você pode repetir isso mil vezes, e ele vai continuar sendo azul.

Outra, do que eu li do seu post, e foi o motivo para nem me dignar a ler o resto, foi essa parte final: "você se diz tão entendedor de jogos old school". Pronto, já está comprovada a sua ardência. Nunca falei isso, nem nunca houve uma situação em que eu precisasse me afirmar nesse sentido. Pra quê passar esse recibo? Comecei conversando na moral, mas esse desequilíbrio súbito não vai permitir que a gente mantenha uma conversa normal, né?

E você é tão pirado, que eu disse "bebe da fonte dos jogos antigos", incluindo "mas é outro jogo, outras regras, tudo novo", para logo em seguida mandar "mas o Monte Cook saiu, então muita coisa deve ter mudado". Mas APOSTO que tu tentou dizer por A+B que o D&D Next não é um jogo Old School e que eu afirmei com veemência isso, rebatendo frase por frase (afinal, essa porrada de quotes só pode significar isso).

Então, Gun, valeu, fica aí dando seus chiliques sozinho.
« Última modificação: Fevereiro 26, 2013, 09:15:22 pm por Rakkation »

Offline balard

• Já Recebo Espólios
« Resposta #12 Online: Fevereiro 27, 2013, 11:04:31 am »
  Ainda não vi vc mencionar um elemento que tenha na 4a e q tenha no DnD next. Ele tem bastante coisa da 3a, e mesmo após a saída do Monte, e eu não estar seguindo de perto, eu vejo as reações do povo. Eles abandonaram poderes, abandonaram curas em mais classes, abandonaram a passagem de tempos narrativistas para mais tempos simulacionistas...

Eu li no tuiter esses dias uma coisa q é bem verdade. A 4a vai virar hit cult com o passar dos anos. A 4a vai ser a edição mais diferente de D&D, e os fãs dela vão ficar mais orfãos q os da 3.5. A direção do design da 4a ainda é bem vista na 3a, especialmente no fim da 3a. Ela só é bem extrema. A maior parte dessas filosofias vão ser abandonadas na 5a. É quase como se a 4a não tivesse existido. A menos que o 13th Age seja um grande sucesso, a 4a vai ser o único lugar q vc pode jogar aquilo. Eu realmente queria q ela evoluisse dali, não q fosse abandonada.

@danielbalard

Offline Rakkation

• Mascotinho do Grupo
  • Bad Motherfucker!!
« Resposta #13 Online: Fevereiro 27, 2013, 12:03:55 pm »
Ainda não vi vc mencionar um elemento que tenha na 4a e q tenha no DnD next.

E por que eu iria mencionar, se em momento algum falei isso?
« Última modificação: Fevereiro 27, 2013, 12:04:56 pm por Rakkation »

Offline Gun_Hazard

• Anarquista de Plantão
  • Aventureiro Castigado
    • Falha Crítica
« Resposta #14 Online: Fevereiro 27, 2013, 02:52:13 pm »

Rapaz, o que você acha não me importa.

Que estranho, mesmo que eu não concorde com o que você, eu me importo com o que você acha.

Pois posso aprimorar meu conhecimento através da afirmação, ou questioná-lo através da reflexão do seu ponto de vista

Esta negação é burrice, uma que você está em um fórum de discussão, então... que que está fazendo aqui?

Outra que te limita como ser humano, te impede de ver o mundo a sua volta e refletir sobre ele.

Em terceiro, até agora eu só expressei minha opnião em UM ponto, o resto não foi expressão de opnião e sim questionamento por voce não ter expressado a sua.

Você falou flaou, mas foi incapaz de apresentar de forma clara UM ponto sequer presente na play-test do D&D 5 que é presente no D&D original.

Você querer rebater meus argumentos, que nem argumentos são

Exatamente... seus argumentos nem argumentos são.

-- são fatos inclusive ratificados pelo Monte Cook --

O nome disso é falácia.

E ressalta que você não sabe do quie está falando.

Como o voce pode se basear no que o Monte Cook disse que ele gostaria que fosse feito, se ele se demitiu do projeto ANTES das bases dele começarem a ser estabelecidos.

Justamente por NÃO ESTAREM DE ACORDO COM ELE.

Ou seja, não iriam fazer nada do que ele esperava.

Ou seja, nada que ele disse será feito.

É o mesmo que acreditar que o céu não é azul: você pode repetir isso mil vezes, e ele vai continuar sendo azul.

O problema que voce está dizendo que ele é vermelho e eu olho, olho, olho para ele e ele continua azul.

Voce está dizendo que o Next, tem elementos do D&D original, mas voce não conseguiu apontar nenhum.

Voce apresentou sim alegações que:

É diferente da 4ª edição X Eu ri prá caraio

Que vai dar ao jogo um caráter mais simples sem ser simplista X Eu disse que voce não apontou como ela faz isso, se não consegue demonstrar como, quer dizer que não é uma caracteristica inerente ao sistema.

aplaudindo o contar de histórias em vez de táticas de wargame X Ri de novo. Onde no jogo há qualquer insentivo a isso? No Cal,telo de Falkenstein tem, no Fiasco tem, mas no Next?!? Onde tá? (quer dizer que FIASCo é Old School então?)

As regras vão ser mais simples (enxugadas) X Eu rebati que ela terá mais subsistemas que todas as versãos. Logo isso não é verdade.

ataques de oportunidades até para soltar um peido? X Isso foi um argumento?

Outra, do que eu li do seu post, e foi o motivo para nem me dignar a ler o resto, foi essa parte final: "você se diz tão entendedor de jogos old school". Pronto, já está comprovada a sua ardência. Nunca falei isso, nem nunca houve uma situação em que eu precisasse me afirmar nesse sentido.

Não falou com todas as letras, mas ficou se gabando de jogar ou preferir jogar jogos "Old School".
E tentou fazer paralelos dos Old Schools com o Next como se fossem a mesma coisa

Mas quando questionado sobre qual elemento Old School (ou seja das versão originais do D&D) estariam presentes no Next, voce tentou apontar elementos que não tem a ver com Old School, ou que não tem a Ver com o Next.

e o pedacinho
Pronto, já está comprovada a sua ardência.
Dá a entender que você se ofendeu, logo, acabou se provando verdade.

Pra quê passar esse recibo? Comecei conversando na moral, mas esse desequilíbrio súbito não vai permitir que a gente mantenha uma conversa normal, né?

Quem se desequilibrou foi você que já está na defensiva e se justificando de coisas que nem vem ao tema.

Continuo conversando normal.

Por mim não precisa de justificativa nenhuma.

Respira fundo, fica calminho que eu não sou nenhum bixo-papão, repense seus pontos de vista

E tente apresentar QUALQUER elemento de jogo (ou falta dele) presente no NEXT que esteja presente nas versões originais do D&D. Que faça com que o NEXT possa ser mais próximo de um "Old School".

Agora se você não consegue, ou é porque você não sabe aguentar uma discussão mais séria, ou porque realmente sua afirmação não é válido.

E você é tão pirado, que eu disse "bebe da fonte dos jogos antigos"

E você tão cego e fanático que afirma isso, mas não sabe dizer onde está.

É a onde? nas ilustrações? no Design das reggras básicas? Porque some com classes e raças e passa a tratar tudo como a mesma coisa? Só porque não tem ataque de oportunidade? ou porque joga D10 para iniciativa?

Onde tá a influencia amigo? Falar que ela existe e não saber apontar onde é o mesmo que ser ingenuo e acreditar em promessas de politicos, ou na fada-do-dente...

, incluindo "mas é outro jogo, outras regras, tudo novo"

Então voce me fala uma coisa e depois se desmente na mesma frase e acha que por causa disso tá tudo certo?

para logo em seguida mandar "mas o Monte Cook saiu, então muita coisa deve ter mudado".

Como disse se você tá se baseando no que o Monte Cook disse você tá totalmente equivocado quanto ao NEXT.

Mas APOSTO que tu tentou dizer por A+B que o D&D Next não é um jogo Old School e que eu afirmei com veemência isso
E afirmou
No Next, eles tentam resgatar alguns elementos dos D&Ds mais velhos; justamente aqueles que servem de princípios e bases para a OSR.

rebatendo frase por frase (afinal, essa porrada de quotes só pode significar isso).

Você relamente sabe o que é uma discussão? Uma retórica?

Voce tentou esboçar (sem sucesso) vários pontos de vista seu e eu rebati da melhor forma que consegui cada um dos seus argumentos. Isso é uma discussão.

Agora se voce tá acostumado com discussões do tipo "Eu gosto da Fani do BBB", "Ah eu não gosto eu acho ela muito falsa", "Ah ela não é falsa não", "Ah mais fulano é tão lindinho", tudo bem por mim. Mas não espere que eu seja do mesmo nível.

Então, Gun, valeu, fica aí dando seus chiliques sozinho.

Se para você ser acertivo (conhece esta palavra?), é fazer chilique...

Mas eu tô de boa, inclusive o post chei de quote foi calmamente feito no intervalo entre uma aula e outra, quem tá pedindo arrego porque não consegue mostrar um argumento válido, ou rebater afirmação é você.

Citação de: balard
Ainda não vi vc mencionar um elemento que tenha na 4a e q tenha no DnD next
Porque ele disse que não tem nenhum
total desquitação com a 4th edição

Eles abandonaram poderes, abandonaram curas em mais classes, abandonaram a passagem de tempos narrativistas para mais tempos simulacionistas
Abandonaram poderes, para criar um subsistema para cada classe que vai funcionar mais ou menos como manobras exclusivas de cada classe, ou seja... mudaram o nome, abriram brechas para ficarem mais complicadas e quebradas e deixaram diferente de magia.

A maior parte dessas filosofias vão ser abandonadas na 5a.
ou simplesmente terão seus nomes mudados e apresentados em suplementos futuros para não dizerem que é a mesma coisa

É quase como se a 4a não tivesse existido. A menos que o 13th Age seja um grande sucesso, a 4a vai ser o único lugar q vc pode jogar aquilo. Eu realmente queria q ela evoluisse dali, não q fosse abandonada.

A 4ª está sendo renegada, mais por causa de birra do Mearls ou outro qualquer lá dentro

Torço muito, apesar de não levar muita fé que a 5ª seja bem sucedida, mas sou capaz de fazer uma aposta aqua: "Aposto que a próxima edição depois do NEXT será uma misto das boas mudanças do NEXT com sistemas de poderes e modularidade da 4ªed!"  Quase como um D&D Essentials evoluido...

A não ser que o paradgma de jogos de RPG mude muito até lá...

Tags:

Com a Resposta Rápida pode usar o código BBC e os smileys como numa mensagem normal, mas muito mais rapidamente.

Alerta: este tópico não recebe novas postagens à pelo menos 120 dias.
A não ser que você esteja certo que quer responder, por favor, considere criar um novo tópico.

Nome: Email:
Anti-spam: complete the task